quarta-feira, 6 de julho de 2011

Refletindo "Bairro Caladinho"

O texto abaixo foi criado após a visita que, eu, alguns professores e coordenador da Escola Pedro Martinello (EJA), fizemos aos alunos que se encontravam por algum tempo ausente do ambiente escolar. O bairro escolhido foi o Caladinho, repleto de moradores, mas esquecido por nossos representantes. Durante a visita vi a falta de saneamento básico, falta de ruas pavimentadas, redes de esgoto, calçadas, rede elétrica entre outros, daí percebi, que o principal motivo, dentre outros, que afastam os alunos de realizarem os seus sonhos, talvez seja os perigos que o bairro oferece, pois à noite tudo é escuro, e na volta para casa ficam expostos a todos os tipos de riscos, assim é melhor desistir dos estudos e preservar a “vida”.
Caladinho              

Caladinho...
Teu nome já diz tudo...
Tua paisagem pede socorro,
Mas não fala.
Tuas ruas,
Ah!  tuas ruas...
Não cabe em mim
A vontade de deixá-las dignas
De um lugar tão cheio de amores,
De prazeres, de sonhos...
Sei que às vezes tens vontade de gritar:
 Socorro! Ajudem-me!
Estou aqui,
Sou o Caladinho,
Vivo todas as mazelas oferecidas pela sociedade
Meus moradores passam
Situações difíceis.
À noite tudo fica um breu
Em muitas ruas
E os que não deixam os sonhos morrerem
Caminham em meus mistérios e perigos
Tentando mudar essa dura realidade,
Mas os que não têm um sonho
Estes, já vi ficando pela estrada
No meio do caminho.
E são esses: alunos, indivíduos, seres humanos?
Sei lá...
Pois os que foram eleitos por eles
Deles se esqueceram.
E são esses, que a dura realidade
Vem afastando da escola,
Que vamos buscar no Caladinho.
Caladinho
Um dia sei que vai soltar a tua voz,
Dizer o que precisa,
Lutar pelos teus sonhos
E deixar de ser caladinho
E se tornar o bairro:
Caladinho.


                             Hildegardo Justiniano Bichara.


               

Um comentário:

  1. qual seu telefone gostei muito da materia queria por na revista

    ResponderExcluir